Caramba! Sério mesmo. Fiquei assustado com essa notícia. Primeiro vou falar o ocorrido, depois comento sobre essa bombástica notícia.
É o seguinte. A licenciadora canadense DHX Media anunciou em sua página oficial dhxmedia a aquisição das franquias Peanuts (Snoopy) e Moranguinho (Strawberry Shortcake) por 345 milhões de dólares (cerca de R$ 1 bilhão). A negociação foi realizada com a empresa americana Iconix Brand Group, antiga proprietária das marcas.
Isso dá a DHX os direitos de distribuição de mais de 300 episódios de animações das duas franquias. Sendo assim, a partir de agora a DHX controla 80% da marca Peanuts (os outros 20% continuam com a família do criador do personagem Charles M. Schulz), e 100% da Moranguinho.
A DHX Media foi fundada em 2006, possui um grande catálogo de personagens infantis, como "Inspetor Bugiganga" e "Caillou".
Pensando de forma grande, recentemente, a empresa também adquiriu o estúdio Cookie Jar Entertainment, produtora dos desenhos animados "Ursinhos Carinhosos", "Sonic", "A Bruxinha Sabrina", "Madeline", "Sushi Pack", entre outros, o que nos faz pensar que novidades desses universos vem por aí.
---
Bom, sei que eu não tenho nada a ver com isso, mas vai aí meu comentário como fã.
Acontece que pouco antes de Charles M. Schulz falecer, ele havia feito um pronunciamento dizendo que a marca "Peanuts" iria com ele quando sua hora chegasse. Resumidamente, ele disse que não aprovaria que nenhum outro desenhista continuasse com seus traços depois que ele partisse dessa. Schulz faleceu em fevereiro de 2000.
A partir daí, um monte de eventos aconteceu.
Primeiramente, uma série nova "apareceu", tendo a tura do "Minduim" desenhada digitalmente, mas com traços 2D. A animação deixou muito a desejar pois, para os fãs da obra, perdeu um pouco sua originalidade. Os traços manuais perdeu suas características para linhas mais definidas. Confira um desses novos episódios.
Juntamente, fomos abrilhantados com o filme Peanuts. Confesso que me surpreendi com tamanha qualidade do longa e a fidelidade dos personagens. Mas, mesmo assim, fere os últimos desenhos de Charles Schulz. Mas, entendo que foi por um bom motivo pois, a animação foi fiel à obra do artista. Creio que se ele estivesse vivo, não teríamos essa belezura que foi esse filme.
Mas, mesmo em algo tão grandioso para os fãs, que foi Peanuts, um erro catastrófico aconteceu. Fizeram com que a Garotinha Ruiva falasse. Não! Isso não!! Quebrou-se a magia, desfez o encanto. Em nenhum episódio, isso nunca havia acontecido.
Agora, venderam 80% dos direitos, e a família ficou apenas com 20%.
Nossa, me desculpem, mas isso é muito triste.
Desrespeito? Falta de consideração? O que foi construido com grande carinho e maestria durante toda uma vida, o que os fãs e apreciadores da obra, que vem de anos e anos, conquistados com muito carinho e afinco teve enfim seu preço.
Sei que virão mais filmes, desenhos e mais novidades sobre esse universo. Mas será que não cairia no sistema "fábrica", onde produções são feitas sem nenhum cuidado, visando apenas o lucro? (Creio que isso aconteceu com Shrek, que tinha tudo pra dar certo, mas perdeu o ritmo e o rumo no 4º filme).
Sendo assim, espero que a DHX Media não entenda que comprou mais um produto para sua grade de programação, e sim uma legião de fãs, uma obra sensacional, e que trate com carinho e respeito como o seu criador sempre o fez.