quarta-feira, 20 de novembro de 2013

Morre Diane Disney, primogênita de Walt Disney

A filantropa Diane Disney Miller faleceu ontem, 19 de Novembro de 2013, aos setenta e nove anos, em sua casa localizada em Napa, Califórnia, decorrente de complicações de uma queda sofrida em Setembro deste ano, de acordo com o coautor da biografia de Walt Disney e amigo próximo da família Richard Greene.



Diane era a filha mais velha e a única biológica de Walt e Lillian Disney e a principal responsável pelo Walt Disney Concert Hall, em Los Angeles, o qual fora projetado por Frank Gehry e inaugurado em 2003.

“Eu queria algo que pudesse carregar o nome do meu pai, que viria de sua prosperidade, mas não seria comercial,” disse ela, durante o baile em celebração ao décimo aniversário do Concert Hall. “Seria algo maravilhoso para a cidade, para o espírito, para a alma. Acredito que nós conseguimos isso.”



Após a conclusão do projeto, Diane concentrou-se em preservar o legado de seu pai através da construção do Walt Disney Family Museum, cujas portas foram abertas em 2009, na cidade de San Francisco.

“Estamos profundamente entristecidos pela perda de Diane Disney Miller e nossos pensamentos estão com sua família neste momento tão delicado,” declarou Robert Iger, Presidente e Chefe-Executivo da The Walt Disney Company, em extenso comunicado. “Como a filha amada de Walt Disney e uma de suas inspirações para criar a Disneyland, ela tem um lugar especial na história da The Walt Disney Company e nos corações de todos admiradores. Ela será sempre lembrada por sua elegância, generosidade e seu incansável trabalho em preservar o legado de seu pai, e ela fará muita falta àqueles que a conheceram.”



Diane Disney Miller nasceu em 18 de Dezembro de 1933, em Los Angeles. No dia seguinte, o Los Angeles Times afirmou em um artigo: “Mickey Mouse tem uma filha” – na ocasião, o personagem era a criação mais famosa de Walt Disney, quando o Disney Studios era sediado em Silver Lake. Ela cresceu na região de Los Feliz e mais tarde em Holmby Hills.

Aos vinte anos, ela foi apresentada a Ron Miller, um estudante da Universidade do Sul da Califórnia; com quem casou em 1954. Walt Disney auxiliou o genro a conseguir empregos em diversos programas. Em 1978, Ron Miller assumiu a presidência e a chefia-executiva da empresa, onde permaneceu até 1984. Desde 1981, a família Miller gerencia a Silverado Vineyards Winery, em Napa.



Em anos recentes, Diane gravou introduções para os relançamentos de alguns clássicos animados, entre eles “Peter Pan” e “Bambi”. À época do lançamento da Edição Diamante de “A Dama e o Vagabundo”, ela concedeu uma entrevista a respeito da construção do império Disney e da disputa entre animações tradicionais e digitais, além de ter produzido o minidocumentário “Lembrando do Papai”, no qual apresenta o apartamento da família situado na Disneyland.

Diane era irmã adotiva de Sharon Mae Disney, que faleceu em 1993. Além do marido, ela deixa sete filhos (Christopher, Joanna, Tamara, Jennifer, Walter, Ronald e Patrick), treze netos e um bisneto recém-nascido.



Continuaremos gratos por suas muitas contribuições valiosas para os nossos esforços para preservar a história da Disney (…). Diane sempre terá um lugar especial no legado de nossa empresa e nos corações dos fãs (…). Enviamos nossas sinceras condolências a toda a família e nossos pensamentos permanecem com eles durante este tempo difícil.

~ Robert Iger, presidente e chefe-executivo da The Walt Disney Company.

Fonte: http://www.disneymania.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário