quarta-feira, 16 de outubro de 2019

Astérix tem a primeira protagonista feminina


Astérix tem a primeira protagonista feminina e é parecida com Greta

Adrenalina vai ter a proteção de Astérix e Obélix

A nova dupla, Didier e Ferry, apresentou esta segunda-feira em Paris a capa do novo álbum de aventuras da dupla Astérix e Obélix. Logo se reparou na parecença entre a ativista Greta e a protagonista Adrenalina. O álbum sai dia 24.

João Céu e Silva

Como sempre, a saída de um novo álbum de Astérix, o grande herói da banda desenhada franco-belga, está rodeado de um grande segredo. Aliás, não poderia ser de outro modo pois é também um irredutível campeão de vendas: 40 mil exemplares é a tiragem portuguesa.


E não é um álbum tradicional, mas aquele que pretende celebrar os 60 anos do seu nascimento pelas mãos de Goscinny e Uderzo. A história desta nova aventura pode contar-se em poucas palavras: Adrenalina, a filha do célebre líder gaulês Vercingétorix é perseguida pelos romanos e encontra refúgio na aldeia de Astérix. Só que além dos problemas que os romanos vão causar, a jovem introduz o tema das diferenças intergeracionais e de outras modas atuais!


É a primeira vez que uma personagem feminina ocupa numa aventura de Astérix o papel principal, sendo que Astérix e Obélix são os seus protetores e não descansam de andar atrás dela ao longo das 48 páginas.

E não foram precisos muitos minutos após a revelação da capa para se encontrarem bastantes traços parecidos com a mais famosa jovem ativista ambiental, Greta Thunberg. Que aliás tem no seu nome completo uma “referência” a outro personagem de banda desenhada: Greta Tintin Eleonora Ernman Thunberg. Basta ver a capa, onde Adrenalina surge com poses já vistas na jovem sueca, com a famosa trança, os braços cruzados, os olhos semicerrados e o rosto contraído – como quando enfrenta os grandes destruidores do planeta.

Para que Adrenalina não morra de tédio na aldeia gaulesa, a dupla que escreve e desenha este herói criou uma história bem ao gosto dos 37 álbuns já publicados e com a introdução de novas personagens para acompanharem Adrenalina.A capa do novo álbum de Astérix, A Filha de Vercingetorix.


O Álbum sai em todo o mundo no próximo dia 24 e a editora já divulgou uma “entrevista” à heroína no novo álbum de Asterix, a jovem Adrenalina…
“Entrevista” a Adrenalina

Olá, Adrenalina. Estou muito feliz por te receber nas aventuras de Astérix e Ob…

Tu és o quê? Gaulês ou romano? Estiveste em Alésia? Ficas já a saber que detesto traidores…

…pois… e Obélix. Podes falar-nos um pouco do teu percurso, de onde vens?

Rapidamente, então. O meu pai, toda a gente o conhece. Chamava-se Vercingétorix. Era muito esperto, o meu pai. Sinto falta dele. Não é fácil, pois toda a gente passa a vida a falar-me dele. Aliás, estou farta que esteja sempre toda a gente de olhos postos em mim. Começou com os amigos do meu pai, os arvernes com um sotaque esquisito. E agora são estes romanos de meia tigela que não me largam… Estava melhor quando estava escondida em Lutécia. Lá é fixe. E agora são estes romanos de meia tigela que não me largam… Estava melhor escondida em Lutécia.

Pareces ser uma jovem fantástica, mas com um temperamento muito forte. Imagino que estejas a atravessar aquilo a que comummente se chama a crise da adolesc…?

E a tua irmã, é a Cleópatra? Só quero que me larguem os brogues! Têm de deixar de me tomar por um estandarte. «Filha de Vercingétorix», parece que não sabem outra! Estes bárbaros só pensam em andar à estalada usando-me como pretexto. Não há um único que goste verdadeiramente de mim. Se isto continuar assim, vou para druidesa na Floresta dos Carnutes.

Não te enerves! Podias agora descrever-te tu própria aos nossos leit…

Não sou do estilo Falbala, se é isso que queres saber! O Conrad desenhou-me mais para o esguia. O Ferri queria que eu tivesse roupas góticas, que tanto furor fazem em Lutécia. Além disso, o colorista pôs-me os cabelos vermelhos. Um pouco de mais para o meu gosto, mas tudo bem pois revela o meu temperamento fogoso.