quarta-feira, 9 de maio de 2018

Desenho para ensinar língua de sinais

Galera, olha que bacana essa matéria que saiu no G1.
Morador de Itajaí cria desenho animado para ensinar língua brasileira de sinais.


Imagem relacionada

Como é bom ver um animador se destacar, ainda mais com um projeto 2D, que tanto curto. Projeto compreende 13 episódios para ensinar Libras a crianças.

Desenho animado ensina libras para crianças.
O ilustrador e morador de Itajaí, Paulo Henrique Rodrigues criou um desenho animado para ensinar a Língua Brasileira de Sinais (Libras). A ideia surgiu depois de ver a dificuldade de uma jovem surda para ser compreendida em uma festa. O animador de 27 anos lançou o trailer do primeiro episódio de Min e as Mãozinhas. 

Em depoimento ele disse que “Nesse dia me dei conta de que aprendi tantas coisas na escola, mas não aprendi Libras. Percebi que há um grande despreparo da maioria para falar com a comunidade surda e vi que a melhor forma para amenizar isso seria focar nas crianças. Foi assim que surgiu Min e as Mãozinhas, um projeto que une entretenimento e educação”, contou.


Paulo criou desenho para ensinar Libras para crianças (Foto: Paulo Rodrigues/Divulgação)

A história
O primeiro episódio da série tem oito minutos e conta a história de uma menina surda chamada Yasmin, conhecida como Min. Ela estava na casa da árvore quando um esquilo encontrou pegadas no chão e quis saber de quem eram. Eles vão até a floresta para descobrir quem deixou os sinais pelo caminho. Nesse passeio, encontram o elefante, o gato e o sapo. A todos, Min ensina, na Língua Brasileira dos Sinais, coisas como dizer o próprio nome e a falar “oi”.


Resultado de imagem para min e as mãozinhas
Clique na imagem para ver uma matéria do
Balanço Geral de Itajaí

O projeto prevê a criação de 13 episódios dentro de uma proposta pedagógica para disseminar a Libras. “Tive o auxílio dos educadores do Centro Municipal de Educação Alternativa de Itajaí (CEMESPI) que deram orientação sobre a língua e ainda a supervisão pedagógica de Isabel Hermes que propôs a união das histórias ao método do ensino de idiomas. O projeto deve compreender ainda o uso de livros didáticos. Para as próximas etapas espero encontrar parceiros, empresas que ajudem a dar continuidade ao trabalho”, explicou.


Paulo, de camisa azul marinho, com a supervisora Isabel Hermes, os educadores Tatiane Zancanaro, Cristiane e Gustavo Horst e a intérprete Fabielle  Barbosa (Foto: Paulo Rodrigues/Divulgação)
Paulo, de camisa azul marinho, com a supervisora Isabel Hermes,
os educadores Tatiane Zancanaro, Cristiane e Gustavo Horst
e a intérprete Fabielle Barbosa

Com o projeto, Paulo quer também garantir acessibilidade às produções audiovisuais. “A ideia é simples, que as crianças surdas possam assistir desenhos como qualquer um, porque, na maioria das vezes, os desenhos não têm legendas e se têm, em geral, elas não têm alfabetização suficiente para acompanhar a leitura”, disse.

O primeiro episódio de Min e as Mãozinhas tem previsão para ser exibido em setembro nos cinemas da região. “A ideia é que as crianças aprendam palavras suficientes para ter um diálogo básico com um amiguinho surdo e assim poderemos ir melhorando aos poucos essa comunicação”, declarou.

Para se conectar com o Paulo Henrique e saber mais do seu projeto, acesse o facebook.
https://www.facebook.com/mineasmaozinhas

Fonte: G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário